30/09/07

Escola Mouzinho da Silveira requalificada

"A ministra da Educação anunciou, ontem, um investimento de 120 milhões de euros na requalificação de mais 26 escolas do ensino secundário, no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário, iniciado em Julho." Entre estas encontra-se a Escola Mouzinho da Silveira na nossa cidade. Falta saber se também vai para a frente a Escola de referência anunciada pelo Eng. Cáceres!

Escola vai Nascer no local do Estádio Municipal de Portalegre

(Texto do Jornal Fonte Nova)


O anúncio da construção de uma "escola referência" no actual espaço do Estádio Municipal foi feito por Mata Cáceres, presidente da Câmara Municipal de Portalegre, na noite de segunda-feira, no decorrer da Assembleia Municipal.

Afirmando que "ou a totalidade ou grande parte" do espaço do Estádio Municipal vai ser direccionado para a designada "escola de referência", Mata Cáceres revelou que para este novo espaço serão transferidas as escolas Cristóvão Falcão, Praceta e as restantes escolas de pré-escolar. O autarca recordou ainda que "a primeira ideia que tivemos foi transferir a escola da Serra para a deslocalização das urbanizações que se vão agora deslocalizar mais para Sul". No entanto, e com o aparecimento da ideia de construir uma escola referência, em conjunto com a Direcção Regional de Educação, decidiu-se "juntar a Escola Cristóvão Falcão e uma série de outras escolas que já estavam a funcionar, como a Praceta", disse o edil.

Mata Cáceres avançou ainda que, em princípio, "irá avançar a passos largos a possibilidade de vir a fazer uma nova e grande escola no campo de futebol". Recordando que "já uma vez no Conselho de Educação se falou nisto e eu deixei no ar a ideia que se for necessário avançamos com aquele espaço", o edil defendeu que o Estádio Municipal "é tão somente o melhor espaço que temos neste momento em ter-mos autárquicos e em termos de urbanizações". Neste sentido, "nem sequer estamos a defender fazer uma escola dos restos de qualquer uma urbanização", realçou Mata Cáceres. Afirmando que tudo leva a crer que é possível chegar a um acordo em relação ao desencadear, "a muito curto prazo", de uma escola que substitua a Cristóvão Falcão, a Praceta e as outras salas de pré-escolar, o autarca garantiu que o Estádio Municipal é "um dos melhores espaços que a cidade tem neste momento para fazer a melhor escola que for possível".

28/09/07

Abriu a nova escola do Atalaião em Portalegre

O Atalaião viu finalmente as suas crianças numa escola condigna, depois do ano lectivo passado em que muitas delas tiveram aulas em contentores. Inaugurada no dia 24, a renovação desta escola vem colmatar uma necessidade evidente de melhoria das condições de ensino naquela área da cidade. Após «muita pressão junto do empreiteiro para finalizar a obra a tempo do início do ano lectivo», como refere a vereadora da Educação Ana Manteiga, foi possível a sua abertura a tempo, apesar de uma semana de atraso, «com o espaço interior e circundante já finalizados». O espaço exterior e o campo de jogos deverão estar concluídos só em Novembro, faltando ainda «pequenos acertos que brevemente estarão resolvidos», afirma.

27/09/07

Perguntas difíceis em Portalegre

Não sei se o maior disparate é de quem respondeu ou de quem fez as perguntas. Surreal!


António José Ceia da Silva, 44 anos, casado. Presidente da Região de Turismo do Norte Alentejano há 13 anos, Presidente da Federação Socialista de Portalegre, ex-candidato à Câmara Municipal de Portalegre pelo PS nas últimas eleições autárquicas, deputado pelo distrito de Portalegre eleito pelo PS.

1. Como explica o facto de ser sempre o único candidato à Presidência da Região de Turismo do Norte Alentejo?
CS – Com o exercício do cargo em pleno consenso com autarcas, agentes privados ligados ao turismo e numa alargada abrangência politico/partidária. Só em conjunto se podem estabelecer parcerias.

2. Considera-se o “rosto do PS” no distrito?
CS – Não. Sou apenas um elemento entre muitos que o foram e vão construindo os alicerces do partido.

3. Vai voltar a candidatar-se à presidência dos Socialistas?
CS – Neste momento, é cedo para responder a essa questão.

4. Nas últimas eleições, se não tivesse sido o candidato do PS teria votado no senhor engenheiro Mata Cáceres?
CS – Sou militante e responsável do PS.

5. Nos últimos seis anos, Portalegre desenvolveu-se, cresceu, ganhou dimensão nacional ou regrediu?
CS – A história contemporânea só poderá ser analisada daqui a alguns anos.

6. Se tivesse de escolher entre ser deputado ou Presidente da Região de Turismo, o que escolheria?
CS – Ser Presidente da Região de Turismo.

7. Em política a verdade é uma ilusão?
CS – A verdade é uma convicção.

8. A má língua em Portalegre tem prejudicado as práticas políticas ou, pelo contrário, tem servido para travar excessos?
CS – Sempre norteei a minha actuação sem ligar à chamada má língua. O percurso deve ser pautado por coerência pessoal e não pelos “outros”.

9. As mulheres são parceiras indispensáveis, distracções ou transgressões?
CS – Tenho uma filha. Ela é a melhor mulher do mundo, indispensável para mim.

10. Circular num automóvel topo de gama ajuda a manter um ‘status’ que as práticas por si só tornam difícil de sustentar?
CS – Nunca circulei num automóvel topo de gama. Não faz parte dos meus sonhos.

20/09/07

Portalegre de norte a sul a pagar


Portalegre de norte a sul a pagar.

Vai ser uma enorme reviravolta na forma de viver a nossa cidade mas que no fim pode acabar por não ter qualquer resultado relevante. Depois de aumentar a água, de nos tirar os jardins as escolas e os parques infantis chegou mais uma medida que faz pensar aqueles que vivemos na cidade, a partir de agora, teremos sempre que pagar para parar o carro no centro. Talvez seja mesmo melhor pensar em desertar, ou será só uma tempestade passageira que no fundo nada muda e em nada nos vai afectar?

Não sei bem o que pensar!

Parquímetros chegam dia 1 (texto e imagem DN)


Autarca diz que vai renovar frota de transportes públicos

O estacionamento pago na maioria das artérias que compõem a malha urbana da cidade de Portalegre vai ser uma realidade já a partir do dia 1 de Outubro, anunciou ontem o município local.

"Pela cidade estão espalhados 82 parquímetros que vão envolver 1366 estacionamentos", anunciou por sua vez Sofia Mendes, da Resopre, empresa concessionária do estacionamento à superfície.

A autarquia local, que é detentora de 55% dos lucros anuais deste contrato, prevê arrecadar anualmente cerca de cem mil euros com esta medida.

"O capital que angariarmos anualmente com este processo vai ser investido na renovação da frota de autocarros do município, para dar resposta aos utentes dos transportes públicos da cidade", revelou Mata Cáceres, presidente do município social democrata.

A chegada dos parquímetros a Portalegre está a gerar junto dos automobilistas alguma controvérsia, uma vez que, segundo os mesmos, deveria de existir áreas da malha urbana livres de pagamento, para não prejudicar entre outros pontos, o comércio tradicional.

"Nós já temos poucos clientes, agora com o estacionamento a pagar vai ser pior ainda", concorda Carlos Gomes, lojista naquela cidade alentejana.

Por sua vez o município local faz uma leitura diferente da situação, sustentando que esta é uma aposta na "política de cidades", onde um dos principais beneficiários do estacionamento pago são os próprios comerciantes, uma vez que "haverá mobilidade e rotatividade no estacionamento".

O município de Mata Cáceres reconhece que esta medida vai criar nos próximos dias alguma celeuma, mas garante que este é um dos caminhos a seguir rumo ao desenvolvimento sustentado da cidade.

19/09/07

Intróito

Ainda existem locais no planeta onde não existe oposição, onde a opinião pública e dos cidadãos não vale nada, onde apenas alguns mandam sem dar explicações.
Portalegre é uma cidade assim!
Este é um espaço para desabafar, como um diário surdo que precisam aqueles que querem falar mas não os ouvem, um espaço para ouvir o que os outros pensam daquilo que também a mim me faz pensar.