20/09/07

Portalegre de norte a sul a pagar


Portalegre de norte a sul a pagar.

Vai ser uma enorme reviravolta na forma de viver a nossa cidade mas que no fim pode acabar por não ter qualquer resultado relevante. Depois de aumentar a água, de nos tirar os jardins as escolas e os parques infantis chegou mais uma medida que faz pensar aqueles que vivemos na cidade, a partir de agora, teremos sempre que pagar para parar o carro no centro. Talvez seja mesmo melhor pensar em desertar, ou será só uma tempestade passageira que no fundo nada muda e em nada nos vai afectar?

Não sei bem o que pensar!

Parquímetros chegam dia 1 (texto e imagem DN)


Autarca diz que vai renovar frota de transportes públicos

O estacionamento pago na maioria das artérias que compõem a malha urbana da cidade de Portalegre vai ser uma realidade já a partir do dia 1 de Outubro, anunciou ontem o município local.

"Pela cidade estão espalhados 82 parquímetros que vão envolver 1366 estacionamentos", anunciou por sua vez Sofia Mendes, da Resopre, empresa concessionária do estacionamento à superfície.

A autarquia local, que é detentora de 55% dos lucros anuais deste contrato, prevê arrecadar anualmente cerca de cem mil euros com esta medida.

"O capital que angariarmos anualmente com este processo vai ser investido na renovação da frota de autocarros do município, para dar resposta aos utentes dos transportes públicos da cidade", revelou Mata Cáceres, presidente do município social democrata.

A chegada dos parquímetros a Portalegre está a gerar junto dos automobilistas alguma controvérsia, uma vez que, segundo os mesmos, deveria de existir áreas da malha urbana livres de pagamento, para não prejudicar entre outros pontos, o comércio tradicional.

"Nós já temos poucos clientes, agora com o estacionamento a pagar vai ser pior ainda", concorda Carlos Gomes, lojista naquela cidade alentejana.

Por sua vez o município local faz uma leitura diferente da situação, sustentando que esta é uma aposta na "política de cidades", onde um dos principais beneficiários do estacionamento pago são os próprios comerciantes, uma vez que "haverá mobilidade e rotatividade no estacionamento".

O município de Mata Cáceres reconhece que esta medida vai criar nos próximos dias alguma celeuma, mas garante que este é um dos caminhos a seguir rumo ao desenvolvimento sustentado da cidade.

Sem comentários: