07/11/07

Agrupamento de Instrução de Praças de Portalegre encerra

(Rádio Portalegre)



O Agrupamento de Instrução de Praças (AIP) da GNR, em Portalegre, vai fechar durante dois anos, até ser construída uma nova escola na cidade, anunciou hoje o comandante da Escola Prática da GNR, general Pinheiro Chaves.
Em declarações aos jornalistas no AIP de Portalegre, o responsável afirmou que a construção da nova escola da GNR na cidade alentejana será integrada num processo de parceria público-privada, ainda a desenhar.

"Estamos, neste momento, com uma enorme expectativa para conhecer os contornos deste projecto (parceria público-privada), estamos de boa fé e acredito que o Governo também", declarou.

Antes do arranque da parceria público-privada, prevista para Maio de 2008, o AIP de Portalegre prepara-se para receber, ainda nas actuais instalações, a última incorporação para a formação de praças.

"A última incorporação de praças no AIP de Portalegre vai decorrer de Dezembro até Maio de 2008, data que apontamos para disponibilizar as actuais instalações à parceria público-privada, que dará origem ao novo centro de formação da GNR", disse.

O novo quartel do AIP na cidade alentejana irá ser construído na Herdade das Coutadas, propriedade da Câmara Municipal de Portalegre, e tem que estar totalmente construído até finais de 2010, num investimento de 36 milhões de euros.

Segundo o general Pinheiro Chaves, o novo centro de formação "prevê a permanência de 2.500 formandos".

No actual AIP de Portalegre, instalado no Convento de São Bernardo, no centro da cidade, estão em permanência cerca de 175 militares, que neste momento deverão iniciar um processo de transferência para outras unidades.

"Iniciámos hoje um planeamento com todo o cuidado e ponderação para procurar conciliar os interesses individuais dos militares que nesta unidade servem com os interesses da corporação e este processo terá que estar concluído em Maio de 2008", garantiu.

A Escola Prática da Guarda tem sede em Queluz, concelho de Sintra, e subunidades de instrução na Figueira da Foz e Portalegre.

Na unidade de Portalegre, a instrução é ministrada desde 1985 e até ao momento foram formados 13.015 militares em 29 incorporações.

Sem comentários: