07/11/07

Festival de cinema ambiental em Portalegre

(RTP)

Um conjunto de filmes e documentários que alertam e sensibilizam a população para as questões da preservação ambiental vai ser exibido, de 12 a 17 de Novembro, em Portalegre, durante um festival de imagem e de som.

Os Encontros de Imagem e Som do Norte Alentejano - Festival Ambiente vão decorrer na Escola Superior de Educação de Portalegre (ESEP), tendo o programa sido hoje apresentado em conferência de imprensa.

A Região de Turismo do Norte Alentejano e a ESEP são os parceiros desta iniciativa, que procura passar a mensagem da importância da preservação do ambiente, recorrendo a vários meios, nomeadamente aos audiovisuais.

O coordenador do festival, Martinó Coutinho, realçou hoje aos jornalistas a qualidade dos filmes que vão ser exibidos e sublinhou a importância que o evento conquistou ao longo dos anos.

O festival começou a ser realizado em 1998 e garantiu uma actividade regular até 2003, voltando este ano a ser promovido.

"O regresso deste festival, reconhecido além fronteiras, tem a particularidade de contar, na presente edição, com filmes de grande qualidade, seguidos de debates, que nos levam a reflectir sobre o nosso papel na preservação do ambiente", disse.

Durante os seis dias do certame, vão ser exibidas películas como "Portugal - Um retrato ambiental", de Luísa Schmidt, "A Rota do Açúcar - Caminhos de Ida e Volta", de Carlos Brandão Lucas, ou "Uma verdade inconveniente", de Al Gore, Óscar 2007 e Prémio Nobel da Paz.

A presente edição dos encontros vai ainda oferecer aos visitantes a possibilidade de assistir a uma mesa redonda, onde se discutirá o futuro das áreas protegidas e os desafios do turismo e da educação ambiental.

Sem comentários: