01/10/07

Estacionamento pago em Portalegre entra hoje em vigor e gera descontentamento

(Texto na RTP) (imagem do ElMundo)

O estacionamento na maioria das artérias do centro da cidade de Portalegre começou hoje a ser pago, gerando ao início da manhã algum descontentamento entre os automobilistas.

"Este processo foi repentino, penso que deveriam existir mais zonas de estacionamento gratuito", disse à agência Lusa João Garcia, um automobilista que ao início da manhã equacionava se deveria ou não deslocar-se no seu veículo para o centro da cidade.

"Eu vivo num bairro social nas imediações de Portalegre e preciso do carro para trabalhar, mas tenho que encontrar outra solução para este caso, uma vez que ao fim do mês, pelas contas que fiz, vou pagar cerca de 65 euros em parquímetros", salientou.

Ao início da manhã de hoje, a maioria dos lugares de estacionamento pago no centro da cidade alentejana estava livre, situação que, segundo vários populares, serviu para demonstrar o descontentamento de utentes.

O município local já tinha reconhecido que a instalação dos parquímetros poderia criar alguma "celeuma", mas justificou a medida como sendo "um dos caminhos a seguir rumo ao desenvolvimento sustentado da cidade".

"Esta é uma aposta na política de cidades, que vai beneficiar vários sectores, como o comércio, uma vez que haverá mobilidade e rotatividade no estacionamento", declarou Mata Cáceres, presidente do município local, na apresentação do projecto.

O presidente da Associação Comercial de Portalegre, Francisco Silva, mostra-se de acordo com a medida, embora considere que "deveriam existir artérias com bolsas de estacionamento gratuito".

A empresa concessionária do estacionamento pago à superfície distribuiu 82 parquímetros pela cidade, envolvendo 1366 lugares de estacionamento.

A autarquia local, que é detentora de 55 por cento dos lucros anuais do contrato, prevê arrecadar anualmente cerca de cem mil euros com esta medida.

"O capital que auferirmos anualmente com este processo vai ser investido na renovação da frota de autocarros do município, para dar resposta aos utentes dos transportes públicos da cidade", adiantou Mata Cáceres.

O autarca frisou ainda que os automobilistas têm como alternativa ao estacionamento pago vários locais nas imediações da malha urbana, bem como os transportes públicos dos serviços municipalizados.

Sem comentários: