24/10/07

Portalegre ocupa última posição nos exames nacionais

Duas em cada três escolas alcançaram média positiva na primeira fase dos exames nacionais do secundário, um resultado ligeiramente abaixo do registado no ano passado, quando 70 por cento dos estabelecimentos de ensino ultrapassaram os 9,5 valores
Segundo os resultados dos exames a 20 disciplinas (sete do 11º ano e 13 do 12º ano), divulgados pelo Ministério da Educação, 402 das 608 escolas públicas e privadas tiveram média positiva, o que representa 66 por cento.
Este ano, o Colégio Mira Rio, em Lisboa, volta a apresentar a melhor classificação, com uma média de 14,75 valores, repetindo o feito já conseguido em 2005.
Por oposição, o Externato Rainha Santa, no concelho de Fronteira, Portalegre, registou a média mais baixa, com apenas 5,60 valores.
No ano passado, estas posições eram ocupadas, respectivamente, pelo Colégio Horizonte, no Porto, com 14,2 valores, e pela escola básica com secundário Maceira Lis, em Leiria, com uma média de sete valores.
Assim, relativamente a 2006, a média mais alta registou uma subida de cerca de meia décima, enquanto a mais baixa desceu 1,4 valores.
A lista das classificações regista, no entanto, algumas mudanças se se tiver apenas em conta os estabelecimentos de ensino onde se realizaram mais de cem provas.
Com este critério, a tabela passa a ser liderada pelo Colégio São João de Brito, em Lisboa, com 14,04 valores, enquanto a escola básica com secundário de Ribeira da Pena, no distrito de Vila Real, passa a figurar no último lugar, com uma média de 6,78.
Entre as 20 disciplinas seleccionadas pela Lusa, Desenho A foi a que registou a melhor média, com 12,66 valores, seguida de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, com 11,79, e de Desenho e Geometria Descritiva A, com 11,78.
Já Física e Química A foi a disciplina com a média mais baixa (7,44 valores), a par da Física, com 7,54, e da Matemática B, com 8,59 valores.
Por distritos, Lisboa apresenta a média mais alta na primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário, apresentando 13,34 valores, enquanto Portalegre ocupa a última posição, com nove valores, um cenário que se repete, pelo menos, desde 2004.

Sem comentários: